AULA AO VIVO GRATUITA

Você na Perícia Ambiental
Pra quem é e as Principais Dúvidas de quem quer atuar como Perito
Quinta-feira - 17/09/20 - 20h (Horário de Brasília)

ALGUNS VÍDEOS SOBRE PERÍCIA AMBIENTAL PARA ASSISTIR ENQUANTO A AULA NÃO COMEÇA

Título do Vídeo
CURTIU O VÍDEO?
Título do Vídeo
CURTIU O VÍDEO?
Título do Vídeo
CURTIU O VÍDEO?
Título do Vídeo
CURTIU O VÍDEO?
Título do Vídeo
CURTIU O VÍDEO?

Quem pode ser Perito Ambiental?

O Perito é um profissional com um conhecimento técnico científico, portanto qualquer profissional legalmente habilitado com conhecimentos em matéria ambiental pode atuar com Perícias Ambientais.

É possível atuar com Perícias Ambientais mesmo sem ter experiência?

Sim, o profissional não precisa ter qualquer experiência em perícias judiciais para ser nomeado perito, apenas é necessário que tenha conhecimento na área ambiental.

Minha formação é de nível técnico, posso ser Perito Ambiental

Sim, você pode. O atual Código de Processo Civil excluiu a exigência de curso superior, entretanto condicionou a nomeação à profissionais legalmente habilitados.

"Art. 156. § 1o Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado." (Lei 13.105/2015)

É necessário prestar concurso público para atuar como perito judicial?

Não é necessário concurso público para atuar como perito judicial. A atividade possibilita flexibilidade de horários e não exige vínculos empregatícios, portanto sua atuação se assemelha a de um profissional autônomo.
Concurso público é necessário somente para Peritos Criminais Oficiais, e ainda assim na ausência deles poderá ser nomeado um Perito Ad Hoc.

Quanto ganha o perito judicial?

Os peritos judiciais não têm salários fixos, recebem honorários profissionais por cada nomeação. Os honorários são estipulados de acordo com o caso em questão. O curso ensina a elaborar a estimativa de honorários e como apresentá-las, além de todos os trâmites de solicitação de adiantamento e recebimento.
ROMUALDO CRONEMBERGER

ADRIANA PONCE

Advogada com especialização em meio ambiente e bacharel em turismo. Mestre em tecnologia ambiental pelo IPT-SP e especialista em Biossegurança pela UFSC.
CRIS FRANKLIN

FERNANDA JOENCK

Engenheira Ambiental graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Monitora em Educação Ambiental e Técnica em Meio Ambiente formada pelo SENAC.